Tatalorixá Vicente Mariano recebeu Título de Cidadania Campinense da Câmara Municipal de Campina Grande

Na noite desta segunda (15), o senhor Tatalorixá Vicente Mariano, liderança religiosa dos cultos de matriz afro-ameríndea recebeu o título de cidadão campinense, na ocasião formam também homenageados Babalorixás e Ialorixás da cidade de Campina Grande (PB), através de propositura do Vereador Anderson Maia (PSB). Um dia muito significativo para toda comunidade de terreiro e muito representativo para a cidade que abre as suas portas para acolher, reconhecer e valorizar a pluralidade religiosa que habita neste lugar.

Por mais de sete décadas Vicente Mariano têm-se dedicado a preservação, fortalecimento e expansão do Candomblé e da tradição da Jurema em Campina Grande, o seu caráter pioneiro demonstra a garra e determinação empregada numa história de lutas e muitas vitórias. A história de vida desse personagem social poderá ser mais bem compreendida na obra; Memória, hierarquia e poder: Vicente Mariano e o Ilê Oxum Ajamin da escritora Larissa Lira que também será lançada na ocasião.

A noite de homenagens representou a valorização do esforço dos que vieram antes, a resistência dos mais velhos/as em plantar sementes para uma nova geração que anseia por uma cultura de paz e respeito à diversidade religiosa. Sem dúvida que a ocasião representou a revitalização de um debate cada vez mais importante e necessário para a efetiva mudança dos nossos valores sociais.

A sessão aconteceu de forma híbrida nesta terça-feira (15) às 18h no Plenário da Câmara Municipal de Campina Grande, respeitando os protocolos sanitários necessário para a segurança dos convidados/as.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria